Secretária de Estado da Cultura entregou Prémio Nacional de Ilustração no FOLIO

Escrito por a 15/10/2019

André Letria premiado pelas ilustrações do livro “A Guerra”

“Em Óbidos a literatura é promoção do livro e da leitura, mas é também reabilitação de lugares abandonados, espaço de debate e partilha de ideias e centro de interesse turístico”, afirmou a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, durante a sua presença no FOLIO – Festival Literário de Óbidos.

A governante salientou que este festival literário “cumpre, desde a sua origem, aquele que é um dos objetivos centrais na lógica dos festivais literários e da sua importância enquanto iniciativas congregadoras: o de lutar contra o centralismo da oferta cultural, contribuindo para a criação de lugares e eventos de interesse cultural disseminados por todo o território português”.

A Secretária de Estado presidiu, a 13 de Outubro, à entrega do Prémio Nacional de Ilustração a André Letria, pelas ilustrações do livro “A Guerra”, com texto do seu pai, José Jorge Letria, que esteve também presente na cerimónia. O prémio é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Foram ainda atribuídas duas menções honrosas às ilustradoras Susa Monteiro, com o livro “Sonho”, e Mariana Rio, com “A casa da Dr.ª Farnsworth”.

A distinção tem já 23 edições e nos últimos cinco anos tem sido entregue no âmbito da exposição “PIM – Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo”, patente na Galeria novaOgiva, em Óbidos, e integrada no programa do FOLIO Ilustra.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, destacou o trabalho de Mafalda Milhões, curadora do FOLIO Ilustra, por conseguir sempre uma exposição única e criativa. “Tenho pedido sempre que apresentem algo que surpreenda e que não se possa encontrar noutro local”, afirmou o autarca, agradecendo também à comunidade criativa que tem ajudado tanto o FOLIO Ilustra.

Mafalda Milhões salientou que, de ano para ano, a abertura da exposição na galeria novaOgiva tem tido mais gente, tendo agradecido a todos os que ajudaram para que tudo estivesse apresentado da melhor forma. Uma nota especial para os ilustradores que têm apoiado muito a exposição para que pudesse ter tantos trabalhos expostos. Em relação ao tema da edição deste ano do FOLIO, Mafalda Milhões referiu que o seu maior medo é de que vingue “a ilusão de que se pode viver sem cultura e maravilhamento”.

Nesta 5ª edição, a “PIM!” Mostra de Ilustração coloca as ilustrações em diálogo com os temas de uma forma muito especial, levando os leitores a pensar o mundo e a valorizar o ato de criação enquanto movimento a favor da preservação dos direitos dos homens, preservação e valorização do Mundo.

A exposição é composta por várias coleções de originais, divididas por patamares, ligadas por uma única narrativa. É uma mostra de ilustração vertical que privilegia o contacto direto entre criadores e visitantes, através do encontro com originais, na perspetiva de dar a ler a ilustração/imagem sem filtros nem barreiras.

Autores participantes: Abigail Ascenço, Afonso Cruz, Alex Gozblau, Ana Biscaia, Ana Seixas, Ana Sofia Gonçalves, Ana Ventura, Anabela Dias, André Da Loba, André Letria, André Neves, Bárbara R., Bernardo Carvalho, Carla Nazareth, Catarina Sobral, Cátia Vidinhas, Cristina Valadas, Danuta Wojciechowska, Evelina Oliveira, Fatinha Ramos, Gémeo Luis, Gonçalo Viana, Helder Teixeira, Helena Zália, Ivo Hoogveld, Joana Estrela, Joana Rosa Bragança, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Madalena Moniz, Manuela Bacelar, Mariana, a Miserável, Margarida Botelho, Maria Remédio, Marina Palácio, Marta Madureira, Marta Torrão, Pedro Seromenho, Rachel Caiano, Raul Guridi, Roger Mello, Sara Bandarra, Sebastião Peixoto, Susa Monteiro, Teresa Cortez, Teresa Lima, Kiko da Silva e Yara Kono

Ficha técnica:
Curadoria e criação: Mafalda Milhões
Produção de Conteúdos: Ana Brás, Mafalda Milhões
Textos: Ana Brás, Mafalda Milhões
Revisão de texto: Cristina Taquelim, Dora Batalim
Desenho de sala: Ana Brás, Mafalda Milhões, Pedro Maia
Design Imagem: M Creative Corp
Transporte de Obra: M Creative Corp
Impressão, vinil e recorte: Gracal Serralharia, Carpintaria e
Montagem: projecto Galdéria
Criação de peças e objectos: Nuno Bettencourt
Molduras e Caixilhos: Mizá Molduras
Montagem: Nuno Bettencourt, João Belga
Produção: Carpe Librum, O Bichinho de Conto
Apoio ao Serviço Educativo: Carpe Librum, O bichinho de Conto

Fonte: obidosdiario.com


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

O seu email não será tornado publico.Campos obrigatórios estão marcados com *



91FM Rádio

A rádio de todos os sucessos

Estás a ouvir
Someone That Cannot Love
David Fonseca

Background