Municipio das Caldas da Rainha apoia triatleta olimpico João Pereira

Escrito por a 29/11/2018

Apoiar o triatleta caldense João Pereira na qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento do seu trabalho desportivo é um dos principais objectivos do protocolo de colaboração, assinado esta manhã, e que junta o Município das Caldas da Rainha, Federação de Triatlo Portugal (FTP) e o atleta.

A “excelência do percurso e os resultados desportivos” – João Pereira é campeão da Europa e fez 5º lugar nos Jogos Olímpicos – tornam – no num dos maiores “embaixadores desportivos a nível local e nacional, projectando também o nome das Caldas da Rainha” afirmou o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira.

No âmbito deste protocolo está previsto um apoio financeiro de 12.500 euros por ano, por um período de três anos. Num desporto “cada vez mais dispendioso e tecnológico”, como explicou João Pereira, trata-se de um apoio muito relevante.

Mas o propósito do acordo hoje assinado vai mais longe e estende-se a toda a comunidade desportiva e população de uma forma geral. A ideia é estabelecer uma parceria que dinamize iniciativas desportivas no concelho, em articulação directa com a FTP, implementando “o Programa de Desenvolvimento Local de Triatlo nas suas componentes ensino/escolar, federada, prática informal e de eventos”

Seja na conjugação das três modalidades que compõem o triatlo, seja em cada uma em separado, o objectivo é estimular a prática desportiva desde cedo, e apoiar as várias entidades e instituições que nessa área trabalham a desenvolver iniciativas que concorram para esse fim.

Caldas da Rainha apelidada muitas vezes de “rainha dos desportos” e “cidade de todos os desportos” caracteriza-se por possuir um vasto e eclético conjunto de equipamentos desportivos, que permite praticar quase todas as modalidades, e, por isso também, capaz de acolher inúmeros eventos desportivos nacionais e internacionais.

A isso somam-se os recursos naturais e as características do território, a centralidade, bons acessos e o clima, tornando a cidade muito atractiva para este tipo de organizações.

O Desporto tem sido desde sempre uma aposta forte deste Município que vê no turismo desportivo uma das áreas mais promitentes e com reconhecido retorno socioeconómico.

João Pereira confirma isso mesmo. Além de sublinhar “as boas infraestruturas e os recursos naturais para a prática de atletismo, natação e bicicleta, salienta “a visão do Município” ao perceber que o “turismo desportivo pode estimular a educação e o desenvolvimento”.

O atleta disse “sentir-se muito honrado em fazer parte deste projecto” e mostrou-se totalmente disponível para participar e apoiar “iniciativas que desenvolvam o triatlo e suas modalidades”.

Termina em jeito de recado: para um País ter atletas a conseguir resultados relevantes é preciso haver esse apoio e esse estímulo desde tenra idade.

 

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

O seu email não será tornado publico.Campos obrigatórios estão marcados com *



91FM Rádio

A rádio de todos os sucessos

Estás a ouvir
Vivir Mi Vida
Marc Anthony

Background