É já no próximo dia 1 que o Pai Natal chega a Peniche

Escrito por a 29/11/2018

Assim mesmo: tem dia e hora marcada: dia 1 de dezembro, ao fim da tarde, 18:00 horas… onde? Jardim da Praça Jacob Rodrigues Pereira, bem no centro da cidade de Peniche! Sabemos que o Pai Natal pediu ajuda aos Bombeiros…

Certo, é que vem para ficar todo o mês de dezembro e mais uns dias, para animar a criançada, distribuir carinho, tirar selfies, posar para o instagram e motivos não vão faltar… nem locais!

O Pai Natal não nem imagina, mas à sua chegada vai ter uma grande receção: sabe-se que a criançada anda a dizer aos pais, aos avós, aos primos, tios e tias e aos amigos, claro, que este ano não querem perder pitada do PENICHE, MAR DE NATAL, a começar logo pela chegada do Pai Natal!

Como o que importa é ter espírito natalício, vamos dar-lhe as boas vindas e com a nossa presença saudá-lo e partilhar da alegria das crianças!

Este ano há uma forte aposta na animação: Pista de Gelo (que é ecológica), Insuflândia, ateliês diversos e “MERCADINHO DAS TRADIÇÕES DE NATAL”com o envolvimento das Associações e Artesãos locais.

Jardim da Cascata: não, esta não é uma nova animação, mas onde pode ver Eco árvores de Natal. Com a reutilização de materiais e consequente diminuição de resíduos que constituem um problema no planeta, pretende-se com este desafio mobilizar as Associações do Concelho para a construção de árvores de Natal com material reciclado. Confirma-se: a imaginação não tem limites!

Mas este “PENICHE, UM MAR DE NATAL” não se confina ao Jardim da Praça Jacob Rodrigues Pereira. Num local inesperado, o transeunte pode encontrar um “PRESÉPIO DE METRO E MEIO”, parte integrante da Exposição com o mesmo nome, que ocupa vários espaços públicos, resultado do envolvimento da Comunidade Escolar e famílias, nesta iniciativa.

Neste mar natalício navega igualmente a Exposição “MEMÓRIAS DE NATAL – CRIAÇÕES LITERÁRIAS INTERGERACIONAIS” – em Atouguia da Baleia / CIAB – que culmina com um Sarau na sede do concelho e, embalado por esta maré de Natal, andará também o TEATRO ITINERANTE com o “NATAL DOS BONECOS”, adaptação de autor local do texto original de António Manuel Couto Viana.

… E os doces?!… Hummm… os doces…

Também há e em formato “laboratório”: SWEET CHRISTMAS / LABORATÓRIO DE CAKE DESIGN, onde os mais pequenos – entre 10 e 12 anos – previamente inscritos, vão aprender sobre decoração de Bolachas de Natal e Cupcakes da época.

Um Pai Natal um pouco mais radical vai chegar de mota… Na verdade, não será um, serão muitos os que trarão, na antevéspera do dia, uma nota ainda mais acentuada ao nosso Mar… Um verdadeiro Pai Natal Motard!

Mas a época dos sonhos, da ternura e dos sorrisos, da euforia das prendas não nos pode fazer esquecer a realidade, a crua realidade do sofrimento dos mais vulneráveis, dos desprotegidos, sejam crianças ou adultos, novos ou velhos. Temos tendência a esquecer que o Natal, o espírito do Natal é, principalmente, direcionado aos mais frágeis…

Este o motivo da sinalização do Dia Internacional da Luta contra a Sida com a ação “Um outro Lado do Natal” que ocorre no dia 1 de dezembro, bem como do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no dia 3, com cinema e dança.

Neste oceano, no “PENICHE, UM MAR DE NATAL”, navegam também a “Feira do Livro de Natal”, a iniciativa “Uma Criança, Um Sorriso” em todas as sedes de freguesia, bem como Festas ou Jantares de “Natal Sénior”, concertos de Grupos Corais, Academia de Música, Tunas e Banda Filarmónica, que acontecem por todo o concelho.

É garantido que o Pai Natal faz a Passagem de Ano em Peniche, na Avenida do Mar, e já marcou na sua agenda: não quer perder o fantástico fogo de artifício, a luz, a cor e o som de mais uma noite memorável!

É vasto o Programa, elaborado com o objetivo de proporcionar nesta época do ano, neste Natal, aos residentes, aos visitantes ocasionais ou dedicados, a todos, momentos que possam reportar no futuro como bem passados e de boa memória.

Finalmente: não é preciso acreditar que o Pai Natal existe, o que é preciso é sentir que o Natal somos nós!


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

O seu email não será tornado publico.Campos obrigatórios estão marcados com *



91FM Rádio

A rádio de todos os sucessos

Estás a ouvir
Vivir Mi Vida
Marc Anthony

Background