Galardão de Ouro 2020 da Quercus para 4 praias do concelho de Óbidos

Escrito por a 03/06/2020

A Quercus, como é habitual, atribui o Galardão Qualidade de Ouro 2020 a praias nacionais. Este ano, para além da Lagoa de Óbidos, o concelho de Óbidos tem, ainda, distinguidas pela qualidade da sua água, a praia do Bom Sucesso, Praia D’el Rey e Rei Cortiço.

Em 2020 foram reconhecidas 381 praias. A região do Algarve apresenta a maior queda, enquanto a região Tejo e Oeste regista a maior subida de zonas balneares galardoadas.

A Quercus tem em conta para atribuir o Galardão de Ouro a qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019, tendo todos os resultados das análises do ano passado sido de excelência quanto à presença de Enterococos intestinais e Escherichia coli. Além disso, na última época balnear não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e ou interdição temporária da praia. [fonte: Quercus]

Na Região Oeste, para além de Óbidos, vão ostentar o Galardão as seguintes praias:
• Caldas da Rainha: ambas as praias da Foz do Arelho, Mar e Lagoa.
• Alcobaça: Água de Medeiros, Légua, Pedra do Ouro; e Polvoeira.
• Nazaré: praias da Nazaré e do Salgado.
• Peniche: Baleal Campismo; Baleal Norte; Baleal Sul; Consolação; Consolação Norte; Cova da Alfarroba; Gamboa; Medão – Supertubos; Peniche de Cima; Porto da Areia Sul; e S. Bernardino.
• Torres Vedras: Santa Cruz (Amanhã, Centro, Física, Mirante e Pisão), as praias Azul, Formosa, Navio, Porto Novo, Santa Helena e Santa Rita Norte e Sul.
• Lourinhã: Areia Branca, Areia Sul, Peralta, Porto Dinheiro e Vale Mitão.

Das praias galardoadas, 321 são praias costeiras, 54 são praias interiores e 6 são de transição. Em comparação com o ano de 2019, apesar de existir um aumento global de 6 galardões, verificou-se uma diminuição no número de praias costeiras e de transição. Neste aspeto particular, sobressai a diminuição de atribuições do galardão “Qualidade de Ouro” a praias costeiras pelo segundo ano consecutivo, num total de menos 20 galardões. Por outro lado, verifica-se uma forte subida de atribuições nas praias interiores, com mais 14 distinções.

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

O seu email não será tornado publico.Campos obrigatórios estão marcados com *



91FM Radio

A rádio de todos os sucessos

Estás a ouvir
You`ve Got A Friend
James Taylor

Background