Estudantes protestam junto à Assembleia contra o “subfinanciamento crónico do ensino superior”.

Escrito por a 19/11/2020

O protesto conta com a participação de quatro associações académicas de Lisboa e terá lugar na Assembleia da República. O principal motivo para esta manifestação prende-se no valor das propinas, nos poucos apoios sociais existentes e falta de espaços para estudar.

Os alunos universitários da região de Lisboa protestaram na quarta-feira contra a falta de condições do ensino superior. “Desde a escassez na ação social, nas bolsas e no alojamento” até às propinas, lê-se no manifesto que foi publicado nas redes sociais no dia 7 de novembro.

É também criticada a resposta do Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, que é acusado de fazer “promessas que ficam por cumprir” e de apresentar “faltas leituras alternativas” das dificuldades dos estudantes.

A concentração que foi organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (AEFCSH) é apoiada pela Associação de Estudantes da Faculdades de Letras da Universidade de Lisboa, pela Associação Académica da Universidade de Lisboa e pela Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A associação de estudantes já tinha organizado uma manifestação no dia 5 de novembro contra a falta de espaços e de condições de estudo e condições na faculdade, que contou mais de meia centena de participantes.

José Pinho, dirigente da AEFCSH, afirma que o novo protesto é uma resposta ao “estado em que se encontra o ensino superior e à desresponsabilização por parte do Governo e da tutela face aos problemas que estão presentes na vida dos estudantes”, que se agravaram com a pandemia.

A concentração foi “muito motivada pela discussão do Orçamento do Estado” que, no entender de José Pinho, “não prioriza os estudantes”. “É inadmissível que este Orçamento não continue o caminho de avanços que foi traçado ao nível de redução das propinas.” acrescenta João Carvalho, tesoureiro da AEFCSH.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

O seu email não será tornado publico.Campos obrigatórios estão marcados com *



91FM Radio

A rádio de todos os sucessos

Estás a ouvir
Stick With U
The Pussycat Dolls

Background