8% da população portuguesa sofre de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.

Escrito por a 19/11/2020

Cerca de 800 mil portugueses sofrem da doença.

É uma doença que engloba a bronquite crónica e o enfisema pulmonar, problemas que provocam a obstrução ou aperto dos brônquios e a destruição do tecido pulmonar, podendo coexistir ou surgir separadamente.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, cerca de 14% dos portugueses sofre deste problema, especialmente fumadores. É um problema respiratório que pode ser agravado em caso de covid-19.

Paula Simão, pneumologista do Hospital Pedro Hispano, alerta para “estes doentes não tendo o maior risco para contrair a covid-19, quando contraem, são infetados, podem vir a ter quadros muito mais completos, mais graves.”

Os centros de reabilitação respiratória estão encerrados “em todo o país os programas de reabilitação respiratória foram encerrados ou estão a funcionar muito poucos.”

A doença que se caracteriza pela diminuição do oxigénio que chega aos pulmões, onde a maioria dos casos são diagnosticados após os 40 anos. Contudo, há vários fatores de risco determinantes para prevenir a doença.

“O grande fator de risco é o fumo do tabaco, sendo que há outros, com uma relação forte como a poluição ambiental, nomeadamente da combustão da biomassa (cozinhar e aquecimento por exemplo).

Existem tratamentos que permitem uma boa qualidade de vida para os doentes. Ainda assim, a doença é uma das principais causas de morte no mundo “A taxa de mortalidade continua a ser muito elevada, desde logo, porque continuamos a ter muitos fatores de risco e há muitos diagnósticos errados por todo o mundo”.

A vacinação contra a gripe, pratica de exercício físico e uma alimentação saudável podem ajudar a prevenir a doença.

 


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

O seu email não será tornado publico.Campos obrigatórios estão marcados com *



91FM Radio

A rádio de todos os sucessos

Estás a ouvir
Bedshaped
Keane

Background